UBS 1 do NĂșcleo Bandeirante promove evento sobre aleitamento materno






A Unidade BĂĄsica de SaĂșde (UBS) 1 do NĂșcleo Bandeirante abriu as portas, nesta quarta-feira (27), para acolhimento e orientação de mĂŁes acerca do aleitamento materno. A atividade integra a programação das unidades de saĂșde pĂșblica do Distrito Federal em celebração ao Agosto Dourado – campanha de incentivo Ă  amamentação.


O evento contou com a participação de gestantes, puĂ©rperas e familiares para esclarecer dĂșvidas e ouvir queixas. AlĂ©m de promover o aleitamento materno, a equipe multiprofissional da unidade tambĂ©m ofereceu instruçÔes acerca de direitos sociais, triagem neonatal, atendimento odontolĂłgico e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil.


Convidada para oferecer orientaçÔes seguras acerca da amamentação, a enfermeira do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) da PoliclĂ­nica do Riacho Fundo, Daniele Hormindas, tambĂ©m passou confiança e tranquilidade Ă s novas mĂŁes. “A preparação para a amamentação Ă© a informação. NĂŁo hĂĄ necessidade de nenhuma tĂ©cnica ou produto especial. O corpo Ă© muito inteligente e capaz de adaptar-se para o aleitamento”, desmistificou. 


“Em caso de dĂșvidas, que sĂŁo supernormais nesta nova fase, a solução Ă© simples: basta pedir a ajuda de profissionais capacitados”, indicou a especialista.


Confiança e tranquilidade


Para Maria Elvira, com 17 semanas da primeira gestação, o encontro foi “um divisor de ĂĄguas”. “Quando vocĂȘ engravida, vĂȘm junto vĂĄrias dicas e palpites, muitas vezes ultrapassados, sem nenhum embasamento cientĂ­fico”, manifesta. “Saio daqui mais confiante. Quando vierem novas informaçÔes, vou poder dizer: ‘fui lĂĄ na palestra. Tirei dĂșvidas com quem entende do assunto”, conta a profissional de marketing de 28 anos.


AlĂ©m das instruçÔes, as mĂŁes participaram tambĂ©m de sorteios e brindes oferecidos por voluntĂĄrios e empreendedores locais. Esse convĂ­vio fortalece o vĂ­nculo entre profissionais e pacientes, de acordo com uma das idealizadoras da atividade, a enfermeira da equipe de SaĂșde da FamĂ­lia, Glaicy Gomes. “A gente estĂĄ aqui para mostrar que o serviço estĂĄ de portas-abertas e Ă  disposição para ajudar em tudo aquilo que for preciso nesta nova fase”.


Apoio à gestação e ao aleitamento


A atenção ao prĂ©-natal, ao puerpĂ©rio e ao recĂ©m-nascido sĂŁo os primeiros motivos de consulta na Atenção PrimĂĄria Ă  SaĂșde. Se estiver com suspeita de gravidez, a mulher deve procurar a sua UBS de referĂȘncia.


Ao todo, o DF conta com 21 unidades entre bancos de leite humano (BLH) e postos de coleta (PCLH). AlĂ©m de coletar, processar e distribuir leite materno, o serviço tambĂ©m oferta suporte e orientação para mĂŁes e bebĂȘs. Caso necessite de orientaçÔes sobre amamentação ou esteja com problemas no perĂ­odo do aleitamento, a mulher deve entrar em contato com o Banco de Leite ou Posto de Coleta mais prĂłximo de casa.


*Com informaçÔes da Secretaria de SaĂșde






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/ubs-1-do-nucleo-bandeirante-promove-evento-sobre-aleitamento-materno/?fsp_sid=189635