
Por: Kelven Andrade
O feriado de 7 de Setembro, que neste ano cai em um domingo, será marcado pelo tradicional desfile cívico na Esplanada dos Ministérios, a partir das 9h, com expectativa de reunir mais de 30 mil pessoas. Para garantir a mobilidade, segurança e atendimento à população, o Governo do Distrito Federal (GDF) organizou um esquema especial de funcionamento de serviços públicos, transporte e lazer.
No transporte público, o Metrô-DF terá funcionamento ampliado, das 5h30 às 21h30, com gratuidade por meio do programa Vai de Graça. Já os ônibus seguirão a tabela horária de domingo, mas com reforço de 134 veículos, sobretudo entre 7h e 13h, para atender a população que se desloca em direção ao centro da capital. As linhas semiexpressas que ligam regiões administrativas ao Plano Piloto terão reforço, com destaque para Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Jardim Botânico, além de Santa Maria e Gama, cujos veículos circularão pelo Eixinho.

Para garantir a segurança no evento, o tráfego de veículos na Esplanada será bloqueado das 17h de sábado (6) até a evacuação total do público no domingo (7). O Detran-DF vai controlar o trânsito, coibir estacionamento irregular e auxiliar pedestres. Já a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil atuarão em regime de plantão, com funcionamento ininterrupto. As delegacias circunscricionais, a Delegacia da Mulher e a Delegacia da Criança e do Adolescente permanecerão abertas. A Defesa Civil também estará de prontidão.

Na área social, 11 restaurantes comunitários vão funcionar, oferecendo refeições a preços populares. As unidades de acolhimento e a Central de Vagas permanecem abertas, enquanto Cras, Creas e Cecons estarão fechados. A Casa da Mulher Brasileira e a Casa Abrigo manterão atendimento 24h. A Defensoria Pública atuará em regime de plantão no Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa e via WhatsApp, para casos urgentes como internações médicas, habeas corpus e autorizações emergenciais.

O lazer também está garantido no feriado: o Zoológico de Brasília, o Jardim Botânico, o Planetário e o mirante da Torre de TV vão funcionar normalmente, com entrada gratuita em alguns pontos graças ao programa Lazer para Todos. Já a Casa de Chá ficará fechada. Além disso, todos os parques administrados pelo Instituto Brasília Ambiental estarão abertos, com horários variando entre 5h30 e 22h, dependendo da unidade.

Outros serviços terão funcionamento diferenciado: escolas e creches da rede pública estarão fechadas, assim como as agências do BRB e as do trabalhador. O atendimento retorna normalmente na segunda-feira (8). Já os serviços de energia (Neoenergia), iluminação pública (CEB Ipes) e água (Caesb) manterão canais de atendimento remoto 24h.
Parques
O Instituto Brasília Ambiental informa que todas as unidades de conservação (UCs) administradas pela autarquia funcionarão normalmente no domingo, sem nenhuma alteração no atendimento. Veja a relação.
– Parque Ecológico do Anfiteatro Natural do Lago Sul: das 6h às 18h
– Parque Ecológico de Águas Claras: das 6h às 22h
– Parque Ecológico Areal: das 6h às 22h
– Parque Ecológico da Asa Sul: das 6h às 20h
– Parque Distrital das Copaíbas: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Cortado: das 6h às 20h
– Monumento Natural Dom Bosco: das 6h às 20h
– Parque Ecológico Ezechias Heringer: das 6h às 22h
– Parque Ecológico do Gama: das 6h às 22h
– Parque Ecológico do Lago Norte: das 6h às 20h
– Parque Ecológico Olhos d’Água: das 5h30 às 20h (portal principal) e das 6h às 18h (laterais)
– Parque Ecológico do Paranoá: das 6h às 20h
– Parque Ecológico Península Sul: das 6h às 18h
– Parque Ecológico do Riacho Fundo: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Saburo Onoyama: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Sucupira: das 6h às 18h
– Parque Ecológico Três Meninas: das 7h às 19h
– Parque Ecológico Veredinha: das 6h às 18h.
*Com informações da Agência Brasília
https://jornalismodigitaldf.com.br/df-se-prepara-para-o-7-de-setembro-com-esquema-especial-de-servicos-transporte-e-seguranca/?fsp_sid=194409