DF: incĂȘndio que matou cinco homens deixou 11 pessoas intoxicadas





O incĂȘndio que matou cinco homens em uma casa de recuperação de dependentes quĂ­micos, no ParanoĂĄ (DF), deixou mais 11 pessoas com sintomas de intoxicação por inalação de fumaça, na madrugada deste domingo (31/8).


O Instituto TerapĂȘutico Liberte-se, que foi consumido pelas chamas, fica na ĂĄrea rural do BoqueirĂŁo. As vĂ­timas, que tĂȘm entre 21 e 55 anos, foram transportadas para os hospitais mais prĂłximos da regiĂŁo, segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). SĂŁo elas:



  • D.S., 24 anos;

  • L.G., 21 anos;

  • L.S., 21 anos;

  • M.D., 28 anos;

  • J.G.S.J., 30 anos;

  • R.S., 44 anos;

  • M.S., 24 anos;

  • E.G.S., 33 anos;

  • R.F.M., 33 anos;

  • G.S.D.S.Q., 34 anos; e

  • R.Q., 55 anos.


A corporação informou que atendeu a ocorrĂȘncia Ă s 2h50. Quando chegaram no local do incĂȘndio, os bombeiros encontraram grande quantidade de fumaça na residĂȘncia e chamas altas saindo pelo telhado.


3 imagensCasa estava trancada no momento do incĂȘndioLocal pegou fogo neste domingo (31/8). Cinco pessoas morreramFechar modal.1 de 3

Além das cinco vítimas que não resistiram, 11 foram ao hospital com suspeita de intoxicação por inalação de fumaça

Divulgação/CBMDF2 de 3

Casa estava trancada no momento do incĂȘndio

Divulgação/CBMDF3 de 3

Local pegou fogo neste domingo (31/8). Cinco pessoas morreram

Divulgação/CBMDF

Leia também



Cinco corpos foram encontrados dentro da residĂȘncia durante o trabalho de rescaldo, etapa na qual os bombeiros eliminam os focos remanescentes para evitar novo incĂȘndio.


A reportagem apurou que os mortos foram identificados como Darley Fernandes de Carvalho, José Augusto, Lindemberg Nunes Pinho, Daniel Antunes e João Pedro Santos.


O CBMDF informou que as causas do incĂȘndio sĂŁo desconhecidas e deverĂŁo ser esclarecidas pela perĂ­cia especializada da corporação.


A PolĂ­cia Civil, a Defesa Civil e a PolĂ­cia Militar foram acionadas para atuar no caso.


O que diz o GDF


A Administração Regional do ParanoĂĄ informou Ă  reportagem que nĂŁo detĂ©m competĂȘncia legal para conceder, de forma isolada, o alvarĂĄ de funcionamento, nem para autorizar a operação definitiva de estabelecimentos. Ao ĂłrgĂŁo, cabe apenas o deferimento da viabilidade locacional, de forma que a continuidade do processo de autorização de funcionamento depende obrigatoriamente de vistorias e autorizaçÔes posteriores emitidas pelos demais ĂłrgĂŁos competentes.


Segundo a administração, a licença de localização da casa de recuperação foi deferida na quinta-feira (28/8). No entanto, essa licença não equivale ao alvarå de funcionamento, sendo tão somente a primeira fase do processo. Ou seja, não se trata de documento apto a autorizar a prestação de serviço que estava sendo realizada no local.


A administração lamentou o trĂĄgico incĂȘndio. “Manifestamos nossa solidariedade Ă s vĂ­timas, familiares e a toda comunidade impactada pelo ocorrido, e nos colocamos Ă  disposição dos ĂłrgĂŁos competentes para colaborar no que estiver ao nosso alcance”, ressaltou, em nota enviada ao MetrĂłpoles.


ClĂ­nica se pronuncia

ApĂłs o incĂȘndio, o Instituto TerapĂȘutico Liberte-se divulgou uma nota na qual lamentou o caso e informou que estĂĄ “em contato com as autoridades competentes”.


“Colocamo-nos inteiramente Ă  disposição para colaborar com as investigaçÔes, fornecendo todas as informaçÔes necessĂĄrias para esclarecer as circunstĂąncias do ocorrido. Reiteramos nosso compromisso com a transparĂȘncia e com a apuração rigorosa dos fatos”, afirmou.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/df-incendio-que-matou-cinco-homens-deixou-11-pessoas-intoxicadas/?fsp_sid=190531