Rodrigo Delmasso reforça importância da regularização para segurança jurídica das entidades comunitárias





Por Denise Oliveira.



SEFJ organiza reunião para dirigentes de Arniqueiras, Samambaia Sul e Norte e Sol Nascente/Pôr do Sol.



A Secretaria da Família e Juventude do Distrito Federal (SEFJ-DF), sob a liderança do secretário Rodrigo Delmasso, promoverá uma reunião direcionada aos dirigentes de entidades religiosas, sociais e sem fins lucrativos das regiões administrativas de Arniqueiras, Samambaia Sul e Norte, além de Sol Nascente/Pôr do Sol. O objetivo é discutir a abertura do processo de Permissão Não-Qualificada (PNQ).



O encontro acontecerá no dia 25 de julho, às 14h30, na sede da SEFJ, localizada na Quadra 04, Edifício Luiz Carlos Botelho, 6º andar - Setor Comercial Sul, Asa Sul. Para participar, os interessados devem preencher um formulário de inscrição disponível online.



A PNQ é o documento que certifica, perante os órgãos fiscalizadores do Governo do Distrito Federal, que a instituição possui processo de regularização fundiária em andamento. Esse procedimento é válido para ocupações históricas em áreas públicas, ou seja, para entidades que ocupam o local antes de 22 de dezembro de 2016.



Rodrigo Delmasso explica a importância da medida: “O governo Ibaneis está empenhado em promover segurança jurídica às entidades e auxiliá-las no que for necessário para que permaneçam oferecendo os serviços às suas comunidades, enquanto tramita o processo de regularização fundiária das áreas em que ocupam. Essas reuniões servem para esclarecer as dúvidas, iniciar a abertura do processo da PNQ e entender a realidade de cada entidade.”



Ele destaca ainda que “somos um governo integrado e agimos de forma conjunta, a SEFJ junto com a SEDUH e Terracap, para garantir que as entidades tenham o suporte necessário durante todo o processo.”



Um caso emblemático é o da Associação Cultural do Gama (ACAPIG), que aguarda desde 1993 a regularização da área onde atua.



O processo de PNQ possui um procedimento simplificado quando comparado à Concessão de Uso e envolve o pagamento de preço público.



Para solicitar a Permissão, os dirigentes deverão apresentar, no dia da reunião, a seguinte documentação:



  • Ato constitutivo ou estatuto social em vigor, devidamente registrado;


  • Ata atualizada de eleição dos dirigentes, contendo a relação e qualificação dos diretores, e instrumento comprobatório de representação legal, quando for o caso, ou documento similar das organizações religiosas que apontem seu representante legal;


  • Comprovante de ocupação da área anterior a 22 de dezembro de 2016;


  • Declaração de regularidade do CNPJ;


  • Comprovante vigente de inscrição no Conselho de sua sede ou onde desenvolvem suas principais atividades, quando se tratar de entidades de assistência social;


  • Requerimento específico de solicitação de Permissão de Uso Não-Qualificada de Área Pública (PNQ).



Caso os dirigentes não possam comparecer, a documentação poderá ser enviada para o e-mail gab.sefj@buriti.df.gov.br.




https://jornalismodigitaldf.com.br/rodrigo-delmasso-reforca-importancia-da-regularizacao-para-seguranca-juridica-das-entidades-comunitarias/?fsp_sid=167663
Rodrigo Delmasso reforça importância da regularização para segurança jurídica das entidades comunitárias Rodrigo Delmasso reforça importância da regularização para segurança jurídica das entidades comunitárias Reviewed by Jornalista Matusalem on sexta-feira, julho 18, 2025 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.