
Os reality shows seguem populares entre o pĂșblico, mas a forma de consumir o gĂȘnero tem mudado nos Ășltimos anos. A mais recente edição do Big Brother Brasil, por exemplo, prova que o formato vem perdendo cada vez mais força na TV aberta.
Com a pior estreia da histĂłria da atração, 0 BBB25 registrou uma queda de 25% na audiĂȘncia em relação Ă edição de 2024. JĂĄ a Fazenda, da Record, tambĂ©m seguiu a tendĂȘncia de baixa, com mĂ©dia de 5,8 pontos na Ășltima temporada, a pior desde que foi lançada.
Enquanto isso, os realities no streaming vivem um momento de ascensão. No Brasil, programas como Casamento às Cegas e Brincando com Fogo, da Netflix, estão constantemente entre os mais assistidos da plataforma, que tem uma base de assinantes de 282,7 milhÔes em todo o mundo.
Jå Ilhados com a Sogra, que lançou sua segunda temporada em janeiro, não só ficou quatro semanas no Top 10 Brasil como também alcançou o quinto lugar no ranking global de produçÔes em lingua não inglesa.
Outro fenĂŽmeno recente Ă© Beast Games, do Prime Video. Criado pelo influenciador MrBeast, o reality colocou mil participantes na disputa por um prĂȘmio de 5 milhĂ”es de dĂłlares. O programa se tornou a atração sem roteiro mais assistida da histĂłria do Prime Video nos primeiros 25 dias, alcançando mais de 50 milhĂ”es de espectadores no mundo.
Mudança de håbitos
A mudança de hĂĄbitos do pĂșblico reflete um movimento maior no mercado. Em janeiro, pela primeira vez, os serviços de streaming superaram a audiĂȘncia da TV aberta no Brasil. Nos dias 18 e 19 do mĂȘs, plataformas como Netflix e YouTube registraram 9,4 e 9,2 pontos, respectivamente, enquanto a soma de Record, SBT, Band, RedeTV! e TVs por assinatura ficou em 8,8 pontos, segundo dados do site TV Pop.
Mesmo realities de longa data como MasterChef Brasil mostram essa transição. Embora a atração oscile em audiĂȘncia na TV aberta, no streaming — onde Ă© exibida pela Max —, o programa gastronĂŽmico frequentemente figura entre os 10 conteĂșdos mais assistidos quando uma temporada estĂĄ no ar.
Source link
https://jornalismodigitaldf.com.br/realities-shows-em-queda-na-tv-aberta-genero-viraliza-no-streaming/?fsp_sid=102685










