Aluno do CED 01 do Itapoã leva ouro no taekwondo nos Jogos Escolares Brasileiros 2024

[ad_1]

A equipe do Distrito Federal viveu um verdadeiro dia de luta nessa quinta-feira (26) nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, realizados em Recife (PE). Nas disputas do taekwondo e do karatĆŖ, o time brasiliense conquistou medalhas, inclusive uma de ouro, garantida pelo estudante do ColĆ©gio CĆ­vico-Militar Centro Educacional (CED) 01 do ItapoĆ£ Claudemir Soares de Oliveira, de 14 anos. O atleta de taekwondo venceu o adversĆ”rio de Pernambuco na sĆ©rie prata dos JEBs. 

 Claudemir enfrentou cinco oponentes durante a competição e  saiu vitorioso na sĆ©rie prata dos JEBs | Foto: Felipe de Noronha/SEEDF

O caminho até o pódio foi longo e Claudemir enfrentou cinco oponentes durante a competição. Apesar das dificuldades, saiu vitorioso da final, disputada no Parque e Centro Esportivo Santos Dumont.

“Estou quebrado, mas feliz, porque fiquei em primeiro lugar na sĆ©rie prata. Isso significa muito pra mim, jĆ” que Ć© meu primeiro e Ćŗltimo JEBs. SĆ£o anos treinando, e vencer na final contra um adversĆ”rio da casa foi uma missĆ£o e tanto. Vou continuar treinando e me preparando para outro campeonato em novembro”, contou o jovem.

Uma das inspiraƧƵes de Claudemir Ć© o irmĆ£o Clayton Soares, 16 anos, que tambĆ©m Ć© atleta de taekwondo e jĆ” competiu nos JEBs e nos Jogos Escolares da Juventude. “Nós comeƧamos juntos no taekwondo. EstĆ”vamos passando na rua, encontramos um alojamento que oferecia o curso, e decidimos participar. PensĆ”vamos que era só uma brincadeira mas, quando vimos, jĆ” estĆ”vamos com dois anos de treinamento”, afirmou Claudemir. 

“SĆ£o anos treinando, e vencer na final contra um adversĆ”rio da casa foi uma missĆ£o e tanto”, ressaltou o estudante Claudemir Soares de Oliveira

O time de taekwondo do DF se despede da competição com um quadro cheio de medalhas. Ainda na quinta-feira, mais trĆŖs estudantes brilharam e subiram no pódio. Ana Beatriz Cruz, 12, do ColĆ©gio Vencer, e Ɖrick Gabriel Teixeira, 14, do ColĆ©gio Educativo Passionista de Santa EsperanƧa, levaram medalha de bronze na sĆ©rie prata. JĆ” Mateus Souza Santos, de apenas 11 anos, do ColĆ©gio Esplanada, tambĆ©m conquistou bronze na sĆ©rie bronze. 

O instrutor de artes marciais no Centro OlĆ­mpico do Recanto das Emas, Klevisson Mendes Caixeta, tĆ©cnico dos alunos, acompanhou de perto a jornada dos atletas nos JEBs e ficou emocionado com os resultados da equipe. “MissĆ£o cumprida, graƧas a Deus. Estou muito feliz com os resultados e a experiĆŖncia que os meninos adquiriram. Vamos voltar pra casa, treinar ainda mais. A maioria dos meninos Ć© jovem e tem chance de voltar ano que vem, entĆ£o, se Deus quiser, voltaremos com uma delegação ainda mais forte”, afirmou.  

KaratĆŖ

A quinta-feira também foi de jogos e medalhas para o time de karatê do Distrito Federal, que se despediu dos JEBs 2024 com conquistas na competição. Murilo de Paula, 14 anos, do Centro Educacional (CED) Vale do Amanhecer, garantiu o ouro na série prata, e a estudante Sofia Miyuki, 12, do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 15 de Taguatinga, ficou com a medalha de bronze na série bronze.

JÔ o estudante Arthur Araújo, 13, do Colégio Tiradentes, ficou com a prata na série ouro, e a aluna do Colégio La Salle de Águas Claras Maria Eduarda Monteiro, 12, conquistou o bronze na série prata.

A quinta (26) também trouxe muitas conquistas para a equipe do DF de karatê: foram quatro medalhas na modalidade

O professor da Associação Hardy em Sobradinho, Filipe Hardy, tĆ©cnico do time, avaliou a performance dos atletas. “Saio muito feliz e satisfeito com o resultado e com o desempenho dos atletas. Todos se entregaram durante as lutas e disputas, deram o melhor de si, e Ć© assim que deve ser”, observou.  

O professor tambĆ©m comentou sobre o campeonato e a estrutura oferecida aos atletas. “Os JEBs sĆ£o muito diferenciados. AlĆ©m da megaestrutura, proporciona aos estudantes uma oportunidade Ćŗnica de viajar e conhecer pessoas de outras cidades e estados, alĆ©m de ver a praia, algo que muitos talvez nunca teriam a chance de conhecer. Ver a alegria e a satisfação deles em participar de algo tĆ£o grande, que para muitos era inimaginĆ”vel, Ć© muito gratificante”, finalizou.

JEBs 2024

Os jogos são realizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com apoio da Secretaria de Educação (SEEDF) e da Federação Regional de Desporto Escolar do DF e Entorno. A iniciativa enfatiza a importância do investimento em atividades esportivas como um caminho para o crescimento pessoal e acadêmico dos estudantes. A SEEDF enviou à Recife uma delegação de 245 membros.

*Com informações da Secretaria de Educação

[ad_2] Source link